Costão do Pão de Açúcar combina trilha e escalada no Rio de Janeiro

Andar no bondinho do Pão de Açúcar é considerado um passeio imperdível por quem faz turismo no Rio de Janeiro. O que nem todos sabem é que essa não é a única forma de subir a famosa pedra que fica na entrada da Baía de Guanabara. Na verdade, ela possui mais de 30 vias de escaladas, com diferentes níveis de dificuldade, que vão desde os mais básicos, para quem nunca escalou na vida, até os mais desafiadores, para escaladores de elite. Se você se enquadra no primeiro grupo (ou possui pouca experiência), precisa conhecer o Costão do Pão de Açúcar, via que combina trilha e escalada e proporciona mirantes únicos na cidade.

Trilha do Pão de Açúcar não é a do Costão, mas sim do Morro da Urca

Antes de detalhar um pouco mais sobre como é esse passeio, é preciso fazer uma importante diferenciação: Pão de Açúcar e Morro da Urca são pedras diferentes. Quem vê o ponto turístico de longe pode observar duas formações rochosas, cada uma delas com uma parada do bondinho. A primeira, mais baixa, se chama Morro da Urca, e é possível subi-la em uma trilha de meia hora sem que seja necessário contratar um guia. O local é muito bem sinalizado e seguro. Basta ficar atento ao horário de funcionamento da Pista Claudio Coutinho (que é onde a trilha começa) e fazer o passeio no seu ritmo sem pagar nada por ele.

Enquanto o Morro da Urca é a pedra mais baixa, a mais alta é oficialmente chamada de Pão de Açúcar, e é ela que dá nome ao ponto turístico. Por isso, é preciso ficar bem atento com as informações, já que não existe uma trilha do Pão de Açúcar até o topo: todas envolvem trechos de escaladas. Por isso, se o seu objetivo é subir até o cume, saiba que será preciso contar com um guia, que irá levar todo o equipamento necessário para levá-lo até o topo.

Pista Claudio Coutinho marca o início Costão do Pão de Açúcar

Para quem não conhece, a Pista Claudio Coutinho, também conhecida como Estrada do Costão (já que leva ao Costão do Pão de Açúcar), é um caminho asfaltado com 1,25 km de extensão que fica ao lado da Praia Vermelha, na Urca. Como a área é de militares (você provavelmente irá encontrar alguns na entrada, inclusive), o local é extremamente seguro. O caminho é praticamente todo plano e contorna parte do Morro da Urca. Dessa forma, de um lado você tem uma intensa área verde e do outro o mar. Por serem proibidas bicicletas, skates, patins etc. e automóveis no local, o local é perfeito para quem quer fazer uma caminhada.

É a partir da pista que são feitas as trilhas e escaladas que envolvem o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. No caso do Costão, em especial, é preciso finalizar a parte asfaltada e continuar em uma trilha em mata mais fechada. Como não há sinalização, a partir desse ponto a presença de um guia é de suma importância, tanto para evitar acidentes quanto impedir que pessoas se percam no local. A partir desse ponto também é importante estar com equipamento e vestimenta de trilha, o que inclui um bom tênis, água, roupas leves e repelente.

Momentos de escalada e trilha no Costão do Pão de Açúcar são intercalados

Após a primeira trilha para sair de vez da Pista Claudio Coutinho, já é preciso se preparar para a primeira escalada. É dever do guia levar todo o equipamento de proteção adequado e garantir que você estará seguro ao colocá-lo. O guia irá subir na frente para prender bem a corda e garantir a sua fácil subida. A partir do momento em que ele der o sinal, é a sua vez de subir. Essa é uma das partes mais divertidas da experiência, já que ali você começa, de fato, a subir o Pão de Açúcar sozinho. A partir de então os momentos de trilha e escalada são intercalados, permitindo uma experiência realmente completa do passeio.

Mirantes do Costão do Pão de Açúcar trazem outros ângulos do Rio de Janeiro

Outro ponto alto do passeio é a possibilidade de ver mirantes que são completamente desconhecidos pelo grande público, já que para acessá-los é preciso fazer a trilha do Costão do Pão de Açúcar e suas respectivas escaladas. Um dos pontos mais famosos é o mirante da Pedra Filosofal, que possui uma vista espetacular da pedra onde fica o Forte do Leme, da orla de Copacabana e, mais ao fundo, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. Além de ser um ponto lindo para admirar a beleza do Rio, as fotos são de um ângulo muito pouco disputado, já que não é tão conhecido (ao contrário do que ocorre, por exemplo, com a Pedra do Telégrafo).

O passeio termina no topo do Pão de Açúcar, que é de onde sai o bondinho. Aqui, uma boa notícia: quem sobe escalando não precisa pagar a primeira descida, até o Morro da Urca. Pois é: isso significa que, além de ter uma experiência mais intimista com a natureza, você pode aproveitar um trecho do bondinho do Pão de Açúcar sem pagar a mais por isso! Já na estação do Morro da Urca será preciso descer a pé pela trilha, o que só incrementa a experiência. Afinal, nesse ponto a mata é mais fechada e é possível conhecer melhor a flora da Mata Atlântica. Ao final, você estará novamente na Pista Claudio Coutinho, que, vale lembrar, fica ao lado da Praia Vermelha, que é própria para banho. Assim, você pode, se quiser, terminar o passeio com um bom banho de mar. E aí, já se convenceu a explorar as belezas do Costão do Pão de Açúcar?

Compartilhe :

Twitter
Telegram
WhatsApp

Pedra da Gávea

Pão de Açúcar

Circuito histórico