Ecoturismo nada mais é do que o turismo de natureza, onde o viajante possui como objetivo principal ter um maior contato com o meio ambiente. Mas você sabia que esse tipo de passeio também possui ramificações? As eco trips, como são chamadas internacionalmente, abrangem uma série de atividades que não apenas permitem o contato com a natureza, mas que também são preocupadas com a sua preservação. Trilhas, escaladas e arvorismo são apenas alguns exemplos. Para entender melhor o que é ecoturismo e seus tipos, nós preparamos uma lista com sugestões para quem quer se aventurar, sem perder o respeito ao meio ambiente e ao nosso entorno.
Trilha é um tipo de ecoturismo perfeito para iniciantes
Caso você tenha manifestado interesse em praticar ecoturismo apenas agora, a nossa sugestão é começar pela boa e velha trilha. Por existirem opções para todas as idades e não necessitar um equipamento especializado, o seu gasto inicial é reduzido. E, vale lembrar, essa não é uma opção apenas para iniciantes. Se utilizarmos apenas como exemplo as trilhas no Rio de Janeiro temos desde opções leves, como a do Circuito do Vale histórico, a mais pesadas, como a da Pedra da Gávea.
Também é bom frisar que cada uma tem a sua beleza. Por isso, se você busca uma experiência verdadeiramente completa, a nossa sugestão é contratar um guia local, que irá oferecer informações únicas de cada passeio.
Escalada requer mais preparo físico e equipamentos
Ao contrário da trilha, para praticar esse esporte é preciso ter um pouco mais de preparo físico. Ao mesmo tempo, existem vias de escalada que são mais fáceis e, com a ajuda de um profissional qualificado, podem ser feitas sem muita dificuldade. Uma vantagem dessa prática é ter a possibilidade de ter um visual a partir das pedras praticamente exclusivo. Também é importante destacar que as atividades de escalada em parques nacionais foram regulamentadas, o que significa que a Floresta da Tijuca pode ser aproveitada em todo o seu potencial – sem danificar a natureza, claro.
Vale lembrar que para praticar esse tipo de ecoturismo é preciso ter sapatilha de escalada, cadeirinha, corda e outros equipamentos de proteção. Por isso, o ideal é contratar um profissional que atue no ramo e possa oferecer todo o material necessário para deixar o seu passeio inesquecível.
Arvorismo é um esporte de aventura
Por não ser encontrado em todos os lugares, muitas pessoas não sabem exatamente o que é arvorismo. Esporte de aventura, essa prática de ecoturismo é caracterizada por travessias instaladas entre árvores, onde o visitante irá utilizar equipamentos de proteção para se deslocar entre troncos e galhos. Embora seja muito apreciada por crianças, adultos também não ficam de fora e podem se divertir bastante com a prática. Para que o exercício seja recompensador, o ideal é procurar locais que ofereçam também atividades lúdicas e voltadas para o cuidado com a natureza.
Mergulho com cilindro proporciona uma experiência submarina única
É comum pensarmos que o ecoturismo está apenas relacionado à parte terrestre da natureza, mas isso não é verdade. Para quem tem interesse em conhecer o fundo do mar, nadar utilizando cilindro de mergulho é uma experiência única. Isso porque ele permite respirar debaixo d’água, proporcionando, portanto, mais tempo para admirar a fauna e a flora local. Mais uma vez, para praticar essa atividade de ecoturismo é preciso ter equipamento de mergulho, então não se esqueça de procurar um profissional devidamente regulamentado pela WRSTC (sigla em inglês para Conselho Mundial de Treinamento em Mergulho Recreativo).
Rafting é um esporte de adrenalina
Para quem quer sentir a definição de “esporte radical” na pele, o rafting é imperdível. Ele basicamente consiste em descer uma corredeira remando com um grupo em um bote inflável. Antes de praticá-lo, não se esqueça de procurar uma empresa credenciada que disponha de todos os equipamentos de segurança necessários para que o seu passeio seja seguro e divertido. Feito isso, aproveite ao máximo essa experiência cheia de adrenalina!
Canoagem pode ser praticada em diferentes águas
Como o próprio nome indica, a canoagem é um esporte feito em uma canoa. Embora seja uma modalidade olímpica (assim como a escalada) e paralímpica, também pode ser praticada sem intuito competitivo, mas sim como um tipo de ecoturismo. Versátil, pode ser feita em lagoas, baías, rios e até no mar. Com ela, é possível ter outra perspectiva da cidade que está sendo visitada – e, a depender do local, algumas áreas são apenas acessadas com a ajuda de uma canoa. Lembre-se sempre que o guia é quem fará a verdadeira diferença para tornar o passeio memorável.
Voo livre é perfeito para quem quer ganhar os céus
Bem, já falamos de tipos de ecoturismo terrestres e aquáticos, mas não nos esquecemos dos aéreos! A prática de voo livre é ideal para os mais corajosos que querem ter a sensação de voar como uma ave. Asa delta e parapente são as duas modalidades mais famosas, e permitem vistas incríveis do lugar visitado. Muitas empresas oferecem também a possibilidade de gravar o voo, sendo assim possível guardar uma memória do passeio para sempre.
Há outros tipos de ecoturismo, como boia cross, cavalgada, rapel e cachoeirismo
Verdade seja dita, são várias as formas de entrar em contato com a natureza de maneira sustentável e muito respeitosa com o meio ambiente. Por isso, embora tenhamos feito uma boa seleção de opções de ecoturismo, algumas ficaram de fora. Boia cross, cavalgada, rapel e cachoeirismo são apenas alguns exemplos. Vale a pena experimentar diferentes opções, que com o tempo novas irão surgir na sua lista e a vontade de viajar e explorar o mundo vai apenas crescer.